Segunda-feira, 29 de Outubro de 2007

Universidade do Minho distribui bicicletas aos alunos - PARTE I

"Duas mil bicicletas vão ser distribuídas, gratuitamente, a estudantes daUniversidade do Minho (UM). A iniciativa é dos serviços de acção social da própria universidade, em cooperação com uma empresa de Aveiro, a Ideia Biba,que criou a Bute (Bicicleta de Utilização Estudantil).A Bute é uma bicicleta do tipo citadino, equipada com um cesto para facilitar o transporte de livros ou computadores, descreve Carlos Silva,administrador dos serviços de acção social da UM.

O equipamento é "pessoal e intransmissível" e será entregue por um período de três anos, findo o qual os utilizadores poderão optar pela aquisição da bicicleta, mediante opagamento de uma quantia simbólica que rondará os 25 euros, esclarece o mesmo responsável. Funcionários e docentes também poderão candidatar-se ao equipamento, que será entregue por fases.

O objectivo do projecto é "promover o ambiente, o desporto e a vidasaudável". "Queremos influenciar as pessoas a deixar o carro em casa",sublinha Carlos Silva. Os interessados terão de preencher um formulário deadesão, que serve como boletim de candidatura e de identificação do equipamento e do seu titular.As primeiras 200 bicicletas vão ser atribuídas em Novembro, "com prioridade para os estudantes bolseiros colocados nas residências universitárias",refere a mesma fonte, acrescentando que o projecto vai alargar-se gradualmente a toda a academia, sendo a intenção da UM distribuir 200bicicletas por mês até Julho de 2008.

Além disso, serão criadas 50 estações de parqueamento nos dois campus da academia, em Braga e em Guimarães.Na base desta iniciativa, que vai ser apresentada publicamente na próxima quarta-feira, está "um novo conceito de mobilidade urbana", financiado a partir de receitas publicitárias provenientes de um conceito pouco divulgado em Portugal, o advertising in motion, que passa pela inclusão de uma imagem ou de um produto promocional nas bicicletas.

Além do equipamento gratuito, os utilizadores vão contar com "assistência e manutenção gratuita", que estará disponível em oficinas próprias.Embora se trate de um projecto dirigido à comunidade universitária, o Bicicletas de Utilização Estudantil (Bute) vai desenvolver-se em cooperação com outras iniciativas de mobilidade de cariz municipal, como o aproveitamento de ciclovias e a promoção de meios de transporte ecológicos.Segundo Carlos Silva, responsável pelo projecto Bute, os equipamentos começarão a circular primeiro em Braga e só depois em Guimarães, isto porque as negociações entre a UM e o município de Braga já estão praticamente concluídas."

in Público 28/10/2007

publicado por JCM às 10:47
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Anónimo a 1 de Novembro de 2007 às 18:05
Para quando uma verdadeira extensão das BUGAS na UA. Mais bikes sem cadeados e mais estações de estacionamento. A UA há muito que devia ter um projecto próprio integrando as bikes.


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 97 seguidores

.pesquisar

 

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Projecto Cicloria

. Conferência ‘O Lazer e o ...

. Assine a petição

. ECOPISTAS. Corredores ve...

. Inauguração do NaturRia (...

. Poster do Projecto de Mob...

. Conferência Final de ence...

. 90 quilómetros de ciclovi...

. Murtosa Ciclável

. O Projecto de Mobilidade ...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Sintese do evento be IN A...

SAPO Blogs

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub