Domingo, 1 de Julho de 2007

Quanto maior o nº de ciclistas, menor o número de acidentes entre automóveis e bicicletas


Um estudo recentemente publicado demonstra que, ao contrário do que eventualmente se poderia supor, quanto maior o número de utentes da bicicleta, menor o número de colisões entre automóveis e ciclistas.

A explicação avançada aponta sobretudo para uma mudança de atitude dos condutores, ajustando o seu comportamento na presença de utentes da bicicleta.

O estudo concluí ainda que as políticas de incentivo do uso da bicicleta, demonstram ser eficazes na melhoria da segurança da circulação ciclável.


Safety in numbers: more walkers and bicyclists, safer walking and bicycling
Peter Lyndon Jacobsen, Public Health Consultant, 4730 Monterey Way, Sacramento, CA 95822, USA;
jacobsenp@medscape.com
tags:

publicado por JCM às 23:20
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Rogeriomad a 2 de Julho de 2007 às 12:40
Olá a todos,

Antes de mais gostaria felicitar-vos por esta iniciativa cibernética sobre mobilidade ciclável.

Em relação ao artigo em questão...
"Quanto maior o nº de ciclistas, menor o número de acidentes entre automóveis e bicicletas"
é verdade...
E mais...
Em certas zonas da cidade não faz sentido separar o trânsito automóvel do trânsito ciclável...
Por vezes os cruzamentos são um verdadeiro perigo e basta um automóvel/velocípede não respeitar o sinal, "há morte" imediata do velocípede. Daí quando pensamos em mobilidade ciclável na cidade, devemos pensar primeiro em criar locais de estacionamento para bicicletas nas principais áreas da cidade, nos principais equipamentos públicos, de forma a que as pessoas se sintam incentivadas e seguras a usar a bicicleta (sem ninguém a roubar - "Portugal é o paraíso dos ladrões de bicicletas").

-Criar ciclovias sim senhor, mas lembro que o Velocípede também "pode circular nas estradas dos carros"... respeitando o Código de Estrada! Por isso tem todas as condições para andar na cidade...

-Código da estrada. Sou adepto que o Código da Estrada devia ser leccionado no 5º ou 6º ano. Vejo muitos jovens a circular de bicicleta na cidade como se fossem peões... andam em passeios quando podem andar em estradas, atravessam passadeiras montados na bicicleta, quando necessitam de mudar de direcção não assinalam a sua intenção, não sabem circular nas rotundas e muitas vezes o que fazem? Sobem passeio e atravessam a passadeira... para mudar de direcção... etc, blá blá...

-Falta de civismo dos automobilistas. É uma realidade. Dentro do carro somos uma coisa, a pé ou de bicicleta somos outra. É típico do português...

É tudo...

Saudações geográficas,

Rogeriomad
www.georden.blogspot.com


De JCN a 2 de Julho de 2007 às 10:57
É logico...mas o estudo é feito onde?num pais como portugal onde o civismo é um mito?

De qualquer das formas ha outros motivos...

com mais bicicletas ha mais percursos só para bicicletas

com mais ciclistas ha menos automobilistas

Se todos andarem de bicicleta ha um natural respeito da parte de quem vai no carro...« não faças aos outros...»

Um civismo natural parece-me que só virá em quarto lugar nesta lista


Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 97 seguidores

.pesquisar

 

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Projecto Cicloria

. Conferência ‘O Lazer e o ...

. Assine a petição

. ECOPISTAS. Corredores ve...

. Inauguração do NaturRia (...

. Poster do Projecto de Mob...

. Conferência Final de ence...

. 90 quilómetros de ciclovi...

. Murtosa Ciclável

. O Projecto de Mobilidade ...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Fevereiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Sintese do evento be IN A...

SAPO Blogs

.subscrever feeds